segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aula do dia 30/05/2011.

Baseado no pensamento de John Dewey...

Para se estabelecer um processo ensino-aprendizagem efetivo. O professor deve valorar a experiência estética consumatória.
Estética porque tem uma relação a um significado particular que cada um dá às coisas, se tornando subjetividade. A relação que algo tem para o indivíduo naquele momento específico. Por meio da estética será possível a visualização clara dos problemas e de suas soluções.
Isto tudo por meio da arte. A arte pode estar presente em todas as áreas da educação, promovendo o desenvolvimento da capacidade crítica dos alnos, para uma leitura estética do mundo.
Para acabar com a massificação, e a alienação.
A arte possui a necessidade de se expressar. Assim como nós quando temos idéias, precisamos expressá-las. Sendo assim, o ser humano é um ser artístico. Pois viabilizar o desenvolvimento da idéia no aluno, e ai expressá-lo, ele está fazendo arte.
Pedagogia do questionamento.... promover um questionamento em que vá suscitar no aluno ações que produzem um ambiente de vivências consumatórias.... É o não receber o pronto, e sim questionar!
Idéia como meio de expressão! Promover no aluno a ação de pensar... fazer com que o aluno perceba  que ele não pensa sobre suas ações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário